Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Como criar um plano de negócios para sua empresa?

Como criar um plano de negócios A elaboração do plano de negócios ajuda  e muito  a iniciar a vida de empresário com o pé direito. Fica mais fácil analisar a viabilidade da empreitada, definir estratégias e acompanhar as metas traçadas. O plano também contribui na busca de recursos de investidores e, conforme o caso, na obtenção de financiamento bancário. Responda às perguntas abaixo e trace o seu
1 - Conceito • Qual é meu produto ou serviço?
• Quais são seus diferenciais e vantagens competitivas?
• Que problema dos consumidores vou resolver?
• Qual será minha fonte de receita?
• Quais são os riscos envolvidos no negócio?
2 - Mercado • Qual é meu mercado-alvo?
• Quais são as características dos meus consumidores?
• Com que frequência vão comprar meu produto ou serviço?
• Quem são meus atuais e futuros concorrentes?
• Quais são seus pontos fortes e fracos?
3 - Marketing • Qual é minha estratégia de divulgação, vendas e distribuição?
• Quais serão os investimentos em marketing?
• Qual é o foco geográfico das vendas?
• Haverá suporte ao consumidor? Como será feito?
4 - Equipe • Qual será minha equipe? Qual será sua remuneração?
• Quem serão meus sócios?
• Como contribuirão para a empreitada?
5 - Finanças • Qual será o investimento inicial?
• Qual é o prazo previsto para o retorno do investimento?
• Depois de montada a empresa, quais serão os investimentos necessários para os planos de expansão?
• Quais são as projeções de fluxo de caixa, receita, custos e despesas, incluindo impostos, para os próximos cinco anos?
• Qual será o preço do produto ou serviço? Conseguirei aliar lucro e competitividade?
6 - Produção • Como será o processo produtivo?
• Quais são suas vantagens em relação à concorrência?
• Quais serão os possíveis gargalos da produção?
• Qual será a tecnologia envolvida?
• Quem serão os fornecedores? Quais são suas condições?

Nenhum comentário:

Postar um comentário