Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Dicas para abrir sua cafeteria!!

 Assim como qualquer outro negócio, montar uma cafeteria também exige planejamento e dedicação do empreendedor. Veja agora em nosso artigo como montar uma cafeteria,  os detalhes deste tipo de empreendimento e como escolher a localização para sua futura empresa.
O primeiro passo para se montar uma cafeteria é entender do produto que vai oferecer, neste caso o café. Será necessário estudar um pouco sobre o assunto e ficar por dentro da combinação dos aromas e sabores, como preparar e utilizar os grãos.
Após se inteirar de todo processo de produção é chegada a hora de fazer um bom plano de negócios para verificar a viabilidade em montar a cafeteria.
O ideal e que este tipo de empreendimento, cafeteria, esteja localizado em local de grande movimento.
Os locais com a melhor probabilidade de sucesso para montar uma cafeteria são:
  • Próximo à universidades;
  • Grandes centros comerciais;
  • Prédios de escritórios;
  • Próximo a residenciais com boa concentração de pessoas por metro quadrado; avenidas movimentadas;
  • Áreas de tráfego pesado de turistas;
  • Aeroportos e grandes centros médicos;
  • Shoppings;
Não se esqueça de verificar na prefeitura se no local pretendido é permitido montar uma cafeteria.

O layout ao montar a cafeteria

Além de um design atrativo, a sua estação de café também deve ser projetada para velocidade e eficiência do serviço, para que seus clientes não tenham uma longa espera.

A aparência ao montar uma cafeteria é importante, o ambiente precisa ser aconchegante não apenas para os mais velhos, mas também para os jovens!

Montar uma cafeteria lenta, desleixada e com serviço demorado, pode reduzir o número de bebidas que você irá vender em um determinado período de tempo, refletindo diretamente em suas receitas. Ela também irá irritar os seus clientes, o que também afetará a sua receita e consequentemente lucro.

Marketing

O cardápio deverá ser simples e fazer sentido para os novos clientes, caso contrário, o cliente vai acabar pedindo o item mais conhecido, “café comum”, e você não será capaz de desenvolver uma base de clientes que apreciam vários tipos de bebidas de café. Pense sobre a diferença de preço entre uma xícara de café comum e capuccino. Essa diferença é quase puro lucro. Assim, você vai ganhar mais dinheiro e ficar em uma posição mais forte contra a concorrência.

Como escolher o público-alvo ao montar uma cafeteria

Quando você montar uma cafeteria perceberá que pessoas de diferentes idades, estilos e sexo irão frequentar o seu estabelecimento, mas claro, você terá um público-alvo, aquele que irá lhe render mais, que é mais frequente e, consequentemente, você deve ter preparado toda a sua estrutura, marketing e atendimento para estas pessoas em especial.
O grande problema é que, normalmente, apenas descobrimos o público alvo depois do negócio já estar em funcionamento, o que torna tudo muito mais difícil. Por isso, fazer um plano de negócio e um estudo de mercado se torna fundamental.
Para sua sorte, como acordei de bom humor, vou lhe ensinar rapidamente algumas técnicas de como descobrir este seu público antes de começar o seu investimento e poupá-lo de muita dor de cabeça.
  1. Leve em consideração quem transita próximo ao local que pretende montar a cafeteria.
  2. Seus cafés são de “luxo”? O custo é alto? Se a resposta for sim, seu público alvo compreenderá a idade entre 28 anos para cima. Normalmente os jovens não tem como característica a “apreciação” de sabores diferentes e caros.
  3. Supondo que seu foco principal seja os jovens, terá cafés mais baratos e seu objetivo principal é criar um ponto de encontro entre a “gurizada”, bom, então é óbvio que seu público-alvo é jovem.

Dificilmente você conseguirá criar um ambiente que consiga agradar a todos os públicos, por isso, tenha como objetivo agradar o seu público-alvo, os outros serão acessórios!


Aparência ao montar a cafeteria de acordo com o público-alvo

Você deseja que sua cafeteria seja a mais buscada em toda a região ou estou enganado? Você precisa focar nos detalhes, tudo precisa estar impecável.
Se o seu objetivo no ponto anterior ficou com o público-jovem, as cores mais alegres e vivas precisam ser utilizadas, tanto na parte externa quanto interna. O uniforme dos funcionários devem ser mais chamativos e os cafés ter algo diferente e que chame atenção.
Uma música “quase ambiente” e de preferência moderna são indispensáveis. Não se esqueça da maquininha de cartão de crédito, muitos ganham “mesadas”, acredite, isso realmente acontece.

Quanto investir para montar uma cafeteria?

O quanto investir vai variar, porque você pode tanto montar uma super cafeteria quanto um negócio mais modesto. Uma cafeteria mediana pode exigir um investimento inicial de R$ 11 mil reais a R$ 40 mil reais, dependendo muito do que você escolher utilizar, tecnologia de equipamentos, tamanho do local, entre outros fatores.
Maquinário:
  • Moedor de café;
  • Estufa fria;
  • Estufa quente;
  • Balcão refrigerado;
  • Micro-ondas e bancos, ou mesas com cadeiras;
  • A máquina de café expresso também pode ser alugada.

Pessoal necessário para montar uma cafeteria

Depende também da estrutura e demanda. Mas para um local mediano, uns 3 funcionários,  mais o dono, porque certamente o negocio devera oferecer salgados, bolo, sucos.
Montar uma cafeteria não difere muito de outros negócios quanto a legalização, assim, sugerimos que consulte um bom contador ou veja nosso artigo de como registrar uma empresa passo a passo, para ajuda-lo a entender este processo de como montar empresa.
E finalmente, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do consumidor.
A dica para o sucesso, além de toda a analise preliminar do potencial ao montar a cafeteria e oferecer um café de excelente  qualidade, é investir em um ambiente agradável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário