Geoffrey James, especialista em vendas e autor da coluna Sales
Source, da revista Inc, afirma que é muito comum ver conceitos de
marketing mal interpretados se tornarem mitos. Ele lista cinco deles:
1. Marketing é estratégico
É importante tomar cuidado quando o marketing se torna estratégico
demais e passa a consumir muitos recursos para projetos marginais e de
baixo retorno. O marketing precisa ser tático e seus resultados devem
ser avaliados de acordo com o impacto real em vendas, por exemplo.
2. Marketing gera vendas
O time de vendas não trabalha apenas como uma parte da estratégia de
marketing de uma empresa. Se o negócio vai bem e um produto vende mais, o
resultado não é uma consequência apenas do esforço do fortalecimento da
marca, mas de um conjunto. Times de marketing e de vendas precisam
trabalhar juntos e os resultados das vendas devem pautar a equipe de
marketing.
3. Marketing deveria se focar nas vendas
Em muitas empresas, há uma regra implícita de que a equipe de marketing
deveria ajudar o pessoal de vendas, criando ferramentas e dando dicas
sobre como eles poderiam se aproximar dos consumidores. O problema é que
muita gente que trabalha na área de marketing nunca vendeu nada e nem
sabe como fazer isso. Por isso, seus conselhos podem ser boas teorias,
mas a efetividade costuma ser baixa. O melhor cenário ocorre quando
marketing e vendas trabalham em parceria.
4. Marketing cria marcas
Talvez este seja o mito mais traiçoeiro. Há um conceito de que as
atividades do marketing, como a propaganda, podem convencer o consumidor
a ver o produto de uma determinada forma. Na prática, o que conta é a
experiência do consumidor. Sua marca não é apenas seu logo, mas o
conjunto de emoções que os compradores têm quando pensam em seus
produtos.
5. Marketing deveria definir os futuros produtos
O que o consumidor quer para o futuro? Os times de marketing e vendas
não sabem exatamente. Isso deve ficar com as equipes de engenharia e
design de produto, que geralmente têm contato mais direto com o mundo
real e têm mais senso das melhorias que podem ser adotadas.
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