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terça-feira, 3 de julho de 2012

Mitos de marketing para evitar.

Geoffrey James, especialista em vendas e autor da coluna Sales Source, da revista Inc, afirma que é muito comum ver conceitos de marketing mal interpretados se tornarem mitos. Ele lista cinco deles:
1. Marketing é estratégico
É importante tomar cuidado quando o marketing se torna estratégico demais e passa a consumir muitos recursos para projetos marginais e de baixo retorno. O marketing precisa ser tático e seus resultados devem ser avaliados de acordo com o impacto real em vendas, por exemplo.
2. Marketing gera vendas
O time de vendas não trabalha apenas como uma parte da estratégia de marketing de uma empresa. Se o negócio vai bem e um produto vende mais, o resultado não é uma consequência apenas do esforço do fortalecimento da marca, mas de um conjunto. Times de marketing e de vendas precisam trabalhar juntos e os resultados das vendas devem pautar a equipe de marketing.
3. Marketing deveria se focar nas vendas
Em muitas empresas, há uma regra implícita de que a equipe de marketing deveria ajudar o pessoal de vendas, criando ferramentas e dando dicas sobre como eles poderiam se aproximar dos consumidores. O problema é que muita gente que trabalha na área de marketing nunca vendeu nada e nem sabe como fazer isso. Por isso, seus conselhos podem ser boas teorias, mas a efetividade costuma ser baixa. O melhor cenário ocorre quando marketing e vendas trabalham em parceria.
4. Marketing cria marcas
Talvez este seja o mito mais traiçoeiro. Há um conceito de que as atividades do marketing, como a propaganda, podem convencer o consumidor a ver o produto de uma determinada forma. Na prática, o que conta é a experiência do consumidor. Sua marca não é apenas seu logo, mas o conjunto de emoções que os compradores têm quando pensam em seus produtos.
5. Marketing deveria definir os futuros produtos
O que o consumidor quer para o futuro? Os times de marketing e vendas não sabem exatamente. Isso deve ficar com as equipes de engenharia e design de produto, que geralmente têm contato mais direto com o mundo real e têm mais senso das melhorias que podem ser adotadas.

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